Startups de Belo Horizonte

Junto à transformação na economia, com inovações e novas formas de trabalho, coworking e home office, as startups de BH têm se destacado no Brasil.

O país desponta como um dos que mais recebe investimentos para esse setor da economia, e a capital mineira é destaque e tem vários cases de sucesso. 

Startups BH

Quer saber mais? Então, confira neste post, o que é uma startup, como se inserir nesse setor e porque as startups de BH são destaque no Brasil. 

O que é uma startup?

Uma startup é uma empresa em desenvolvimento (embrionária), com foco em inovação, tecnologia e modelo de negócio escalável e repetível. 

Inovação: para conquistar novos espaços e clientes em um mercado com muitas opções, as startups focam em inovação. Dessa forma, essas empresas devem utilizar e implementar tecnologias para atender as necessidades e solucionar problemas dos consumidores.

Escalável e repetível: uma startup é um modelo de negócio que deve ter a capacidade de ser facilmente repetido, crescer e gerar lucro de forma rápida. 

Por isso, é comum que essas empresas se iniciem em home office, espaços colaborativos, como os coworkings e, consequentemente, cresçam e ocupem espaços cada vez maiores. 

Startups BH: Setor é destaque no Brasil

O setor de startups de BH é destaque no Brasil, a capital mineira está em segundo lugar no país, atrás apenas da cidade de São Paulo. 

Atualmente, Belo Horizonte abriga quase 800 startups, enquanto a capital paulista está com 2.677 startups, aproximadamente. Dessa forma, o número de startups em BH fica na frente dos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – todas com menos de 600 empreendimentos do tipo. 

Os dados são da pesquisa realizada pela empresa Distrito e a consultoria KPMG. Segundo o levantamento, devido ao crescimento dos últimos anos, Minas Gerais é um estado que possui potencial para crescer ainda mais no setor.

Um dos principais motivos para a grande concentração de startups em BH e Minas Gerais é que o estado possui 11 universidades federais, número maior do que qualquer outro estado do país. 

Essa valorização da educação facilita a implementação de empresas com foco em inovação, como as embrionárias. 

Startup BH

As startups mineiras atendem mais de 30 setores diferentes da economia, como:

  • Agronegócio (5,2%)
  • Educação (6,8%)
  • Finanças (8,3%)
  • Indústria (5,8%)
  • Marketing e Comunicação (7,4%)
  • Saúde (9,5%)
  • Varejo (5,8%) 

Algumas das startups BH de maior sucesso

Diversas startups de BH, em diferentes áreas de atuação, possuem destaque em todo o país. Confira alguns dos exemplos de maior sucesso.

Hotmart

A Hotmart é uma das maiores empresas do setor e também está localizada na capital mineira. O principal foco de atuação da empresa é a educação online.

O crescimento nos últimos anos foi expressivo, e a Hotmart é uma das startups de BH que já possui escritórios em diversas partes do Brasil e do mundo, como:

  • Colômbia
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • Holanda
  • México

Méliuz é uma das startups de BH

A Méliuz é um startup fundada na capital mineira, especializada em cashback. A sede da empresa é Belo Horizonte, porém, possui mais de 150 colaboradores em todo o país.

O cashback é um programa conhecido como recompensa aos consumidores que realizam compras com o cartão de crédito, ao efetuar uma compra, uma porcentagem é reembolsada ao comprador. E a Méliuz é destaque no país nesse setor de startups. 

Startups de BH: Take atua há mais de 20 anos

A Take é outra startup de BH que tem destaque  no cenário brasilieiro. Atua no mercado há mais de 20 anos, oferecendo soluções em chatbots e conversacionais. 

Essas empresas não se destacam apenas pelo seu modelo de negócios inovador, mas também por oferecerem condições de trabalho mais flexíveis aos seus colaboradores, como home office, sobretudo durante a pandemia. 

Além de oferecer diversos benefícios, seja com a disponibilidade de equipamentos para melhorar as condições de trabalho em home office, essas empresas também oferecem aos colaboradores acesso a atendimento psicológico , programas de yoga e ginástica laboral de forma remota. 

Como se inserir no setor de startups

Para se inserir no setor de startups em BH ou qualquer outra região do país, é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades. Dessa forma, é recomendável realizar algumas ações, como:

Faça um plano de negócios

Como qualquer outra empresa, as startups também precisam fazer um plano de negócios. 

Um plano de negócios tem como objetivo principal descrever os objetivos do empreendimento, diminuir as incertezas e riscos do negócio, e permitir que as metas e objetivos sejam alcançadas. 

O plano de negócios de uma startup deve conter:

  • Descrição do produto ou serviço da startup e seus benefícios
  • Missão
  • Concorrência
  • Metas do negócio e cálculos financeiros
  • Estratégia de marketing
  • Descrição dos empreendedores e colaboradores

Analise o mercado

A análise de mercado é necessária para entrar no setor de startups em BH e demais localidades, sendo fundamental para conhecer o ambiente competitivo e o melhor momento para lançar seu produto. 

Startups BH

Para isso, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Defina seus concorrentes e liste os pontos fortes e fracos de cada um deles
  • Para conhecer o seu público, realize pesquisas de mercado com amigos, fóruns, redes sociais

Selecione o nicho de mercado

Além de analisar o mercado, selecione o nicho de atuação. Depois disso, faça testes para verificar se o seu produto será bem aceito. Para selecionar o nicho de mercado, existem alguns métodos indicados:

  • Utilize anúncios na internet para divulgar seu produto ou serviço
  • Faça pesquisa de palavras-chave nos mecanismos de busca e verifique os resultados
  • Desenvolva um blog ou landing page para rastrear o tráfego 

Conte com bons profissionais

Contar com bons profissionais também é indispensável para se inserir no mercado de startups em BH ou qualquer outra cidade. 

Encontre profissionais que se identificam com a sua empresa e que sejam multidisciplinares. Afinal, no começo, muitas startups precisam conter gastos e realizar diversos trabalhos com uma equipe reduzida. 

Tenha uma base de clientes

Outra dica para se inserir no mercado de startups em BH e demais locais é ter uma base de clientes. Para atrair um público fiel a marca da sua startup, é preciso:

  • Estar presente e ativo nas principais redes sociais utilizadas por ele  
  • Oferecer vantagens e descontos para clientes recorrentes 
  • Realizar eventos para promover a marca e suas soluções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *