O que é newsletter

Não há como iniciar um blog com o nome de News Letter Incancelável sem que o artigo não venha falar de newsletter. Neste texto iremos explicar o que é newsletter e algumas melhores práticas para criar e desenvolver uma.

Dessa forma, pensando em você ou no seu negócio, resumimos aqui a maior quantidade de informações sobre esse tema.

Se o seu negócio não possui um boletim informativo por e-mail, você deve considerar começar um. 

Apoiadas por uma estratégia forte, as campanhas de marketing por e-mail podem oferecer retorno sobre o investimento (ROI) estável, bem como outros benefícios de valor agregado.

Newsletter, o que é então?

Uma newsletter ou boletim informativo é uma ferramenta usada por empresas e organizações, empreendedores do marketing digital ou até mesmo simples blogueiros para compartilhar informações relevantes e valiosas com sua rede de clientes, clientes potenciais e assinantes. 

As news letters fornecem acesso direto à caixa de entrada do seu público, permitindo que você compartilhe conteúdo envolvente, promova vendas e direcione o tráfego para o seu site ou suas redes sociais.

Além disso, as campanhas de e-mail também são fáceis de medir, o que significa que você pode acompanhar seu progresso e fazer ajustes significativos que levam a mais vitórias.

Guia Prático para uma boa News Letter

  1. Práticas recomendadas para newsletters
  2. Boletim Mensal (Envio de Informações de Frequência)
  3. Como criar uma newsletter
  4. Nomeando sua newsletter
  5. Como escrever uma newsletter
  6. Como usar a newsletter para impulsionar o marketing e as metas de negócios
  7. Acompanhamento do desempenho de uma campanha da newsletter
  8. Ideias para newsletter
  9. Exemplos de newsletter dos melhores

1. Práticas recomendadas para boletins informativos

Newsletters são a base de qualquer estratégia de marketing por e-mail. As empresas e pequenos negócios podem obter benefícios extremamente valiosos com o desenvolvimento de um boletim informativo mensal. 

Muitos profissionais do marketing digital vivem exclusivamente de email marketing progapando seus boletins.

Para maximizar seus resultados, você precisa garantir que seu boletim informativo seja personalizado para atingir os destinatários desejados.

Três pilares de um ótimo boletim informativo: design, conteúdo e valor

Todo grande boletim informativo começa com bom design. Sem uma estratégia de design elegante e responsiva, não importa o quão bom e atraente seja o conteúdo. 

Sua newsletter deve ser fácil de navegar e ter frases de chamariz claras que direcionem os leitores de volta ao seu site, onde podem interagir com as páginas de destino de conversão. 

Os principais elementos de um boletim informativo atraente incluem:

  • Cabeçalhos: como as páginas brilhantes de uma revista, seu boletim deve ter um cabeçalho que reflita sua marca e incentive seu público a continuar lendo. A primeira imprensão é a que fica, lembre-se disso.
  • Logotipos: o logotipo de sua marca deve definir o tom do esquema de cores e lembrar aos leitores quem é responsável pelo conteúdo valioso em sua caixa de entrada.
  • Imagens: dependendo da sua marca, seus boletins devem conter fotos vibrantes, ilustrações vívidas ou uma combinação dos dois.
  • Layout do conteúdo: o uso de cabeçalhos e subtítulos garantirá que os leitores possam navegar facilmente pelo boletim informativo e compreender o conteúdo de relance.
  • Conteúdo personalizado: quando possível, inclua elementos de personalização, como endereçar o boletim informativo a cada assinante por nome. Você precisará conectar seus dados de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para tornar isso possível.

O conteúdo do seu boletim informativo deve ser altamente relevante para o seu público e deve fornecer valor imediato. 

Isso significa que o conteúdo precisa ajudar seus leitores de alguma forma, seja mantendo-os informados sobre as últimas tendências e notícias do setor ou fornecendo dicas e ideias sobre um tópico específico.

Construindo uma forte lista de assinantes

Cada leitor que você adiciona à sua lista de assinantes é uma nova oportunidade de converter um cliente potencial em um cliente pagante. Depois de criar o boletim informativo em si, desenvolver uma estratégia para ganhar assinantes é o próximo aspecto mais importante de sua estratégia a ser considerado. Aqui estão algumas táticas que você pode usar para começar a aumentar sua lista de assinantes do boletim informativo hoje:

  • Crie uma página de entrada bloqueada: conteúdo bloqueado como e-books e white papers são extremamente úteis para obter assinantes de e-mail. Desenvolva uma página de entrada que visualize o ativo de alto valor e peça os endereços de e-mail dos visitantes em troca do download.
  • Use frases de chamariz baseadas em imagens: Adicionar CTAs atraentes às postagens do blog incentivará os visitantes a se inscreverem na sua lista. Use imagens e uma linguagem voltada para a ação para chamar a atenção dos leitores do blog.
  • Solicite endereços de e-mail ao finalizar a compra: as pessoas que compram seus produtos hoje têm maior probabilidade de comprar de você no futuro em comparação com novos clientes potenciais. Obtenha os endereços de e-mail de seus clientes para enviar-lhes recibos, atualizações e boletins informativos.
  • Use períodos de teste: muitas empresas de software como serviço (SaaS) utilizam períodos de teste para convencer clientes em potencial a fazer uma compra completa. Inclua um boletim informativo quando os visitantes se inscreverem para a avaliação gratuita.
  • Organize ou patrocine um evento: Webinars, workshops e eventos de networking são plataformas perfeitas para construir sua base de assinantes. Ofereça um brinde, como um conteúdo de alto valor, para incentivar as inscrições.
  • Atualize sua assinatura de e-mail: se seus vendedores chegam regularmente a clientes em potencial por e-mail, você pode conseguir mais assinantes adicionando um pequeno CTA à assinatura de e-mail de todos.
  • Converta seus seguidores nas redes sociais: se alguém segue você nas redes sociais, há uma chance maior de que eles estejam interessados ​​em se manter atualizados com sua marca por e-mail. Promova os benefícios do seu boletim informativo – como conteúdo exclusivo – em algumas publicações sociais todos os meses.

Garantindo a entrega o máximo possível

Você sabia que, em média, 27,6% dos e-mails enviados para endereços comerciais nunca chegam na caixa de entrada

Entre os protocolos de spam do provedor de serviços de Internet (ISP), algoritmos do provedor de serviços de e-mail e configurações de contas individuais, os e-mails com intenção comercial enfrentam uma espécie de obstáculo digital para atingir seu público. Isso significa que há uma chance em quatro de seus e-mails não serem recebidos pelo público.

Siga esses passos para aumentar a capacidade de entrega de suas mensagens. São alguns passos simples, mas altamente importantes:

  • Construa sua reputação: se você nunca enviou e-mails de marketing e depois liberou uma enxurrada de mensagens para seus assinantes, seu ISP pode sinalizar sua conta como spam. Comece devagar e ganhe confiança.
  • Mantenha sua lista limpa: a higiene da lista é crucial para o seu sucesso . Varra regularmente suas listas em busca de endereços duplicados, erros de digitação e contas que devolvem e-mails para você.
  • Dê aos leitores a opção de sair: você é legalmente obrigado a dar aos leitores a opção de cancelar a assinatura de sua lista a qualquer momento. Isso geralmente significa colocar um link de cancelamento no rodapé de cada e-mail.
  • Torne seus e-mails compatíveis com dispositivos móveis: a maioria dos e-mails é aberta em dispositivos móveis , então você precisa garantir que seus modelos de newsletter sejam exibidos em telas pequenas. Os e-mails HTML são bem exibidos em dispositivos móveis, mas certifique-se de que seu código esteja limpo para evitar que sejam marcados como spam.
  • Terceirize o gerenciamento de sua lista de e-mail: Gerenciar sua lista de assinantes de e-mail pode rapidamente se tornar um trabalho em tempo integral. Como um de seus ativos de marketing mais importantes, você não pode se dar ao luxo de ser rotulado como spam por um ISP. O gerenciamento de listas, que inclui a remoção de endereços extintos, garante a máxima capacidade de entrega. Terceirizar essa tarefa rotineira pode dar a você mais tempo para se concentrar no crescimento de seus negócios.

2. Períodicos

Com que freqüência você deve enviar seu boletim informativo? 

Você não quer irritar seus assinantes, mas também mantê-los engajados. Qual é a melhor frequência de envio? 

Um boletim informativo mensal é a cadência mais comum, pois não é muito frequente para incomodar o seu público e lhe dá tempo suficiente para desenvolver novos conteúdos. No entanto, algumas marcas obtêm sucesso com envios de e-mail semanais ou mesmo diários.

Em última análise, depende da natureza do seu modelo de negócios e das preferências do seu público. Se você não tiver certeza de qual é a cadência certa para sua marca, considere oferecer opções. 

Quando os leitores se inscreverem em sua lista, dê a eles a opção de aceitar e-mails diários, semanais ou mensais. Isso também permite que você segmente seu público com base no nível de interesse, oferecendo outra maneira de ajustar suas mensagens. 

A maioria das plataformas de marketing por e-mail fornece recursos de automação para garantir que suas mensagens sejam enviadas a tempo.

3. Como criar uma newsletter

A primeira etapa para criar um boletim informativo por e-mail é determinar seus objetivos. 

O objetivo da sua newsletter é converter clientes ou apenas manter sua marca em mente? 

Em seguida, selecione algumas métricas para medir seu sucesso (mais sobre isso mais tarde).

Com seus objetivos determinados, você terá uma compreensão clara do tipo de conteúdo que deve incluir. A partir daí, você pode construir um modelo de e-mail adequado à sua marca. Use as cores da sua marca, inclua o seu logotipo e facilite a navegação pelo conteúdo do boletim informativo. 

É melhor trabalhar com um designer gráfico e desenvolvedor da web neste estágio para que você saiba que seu boletim informativo será exibido corretamente quando visualizado em diferentes dispositivos.

Ao construir seu boletim informativo, existem muitas ferramentas que ajudam a criar um modelo e entregar o produto final aos seus assinantes. 

Exemplos de ferramentas populares incluem:

  • Mailchimp.
  • Pardot.
  • Marketo.
  • ActiveCampaign.
  • Monitor de campanha.

4. Dando nome a sua newsletter

Como nomear um boletim informativo? 

Para começar, o título do seu boletim informativo deve dar aos leitores uma compreensão imediata do que se trata. 

Embora um nome inteligente possa ser divertido, é mais importante ser descritivo. Você tem um tempo limitado para convencer os visitantes do seu site a se inscreverem no boletim informativo. 

Um nome inteligente pode demorar muito para ser entendido e você pode perder assinantes.

Se o seu boletim informativo tiver uma cadência regular, você pode considerar incluí-la no nome. Por exemplo, um “furo diário” ou “pulso semanal” deixa claro com que frequência os leitores podem esperar que o boletim informativo chegue às suas caixas de entrada. 

Faça uma lista dos seus favoritos e pergunte aos seus colegas, amigos e clientes qual o título que eles mais gostam. Receber feedback ajudará a tornar sua decisão mais fácil.

5. Como escrever uma newsletter

Se você já escreveu conteúdo para a web, não deverá ter problemas em escrever artigos para o seu boletim informativo. 

Todas as mesmas regras se aplicam. Seu boletim informativo deve ter títulos atraentes, subtítulos envolventes e parágrafos fáceis de ler. 

Como a maioria dos e-mails é lida no celular, você deve usar parágrafos curtos, marcadores e frases simples.

Mantenha o texto real de seus boletins informativos curto. Lembre-se de que a ideia é direcionar o tráfego de volta para seu site. 

Ofereça uma prévia no corpo do boletim informativo e, em seguida, use um CTA para incentivar seu público a continuar lendo em seu site. 

Quanto mais rápido você tirar os leitores de sua caixa de entrada, menos terá que competir com todos os outros e-mails que competem por sua atenção.

6. Usando newsletter para impulsionar o marketing e os negócios

Os boletins de marketing geralmente ficam em algum lugar no meio do funil de vendas. Os assinantes já demonstraram interesse em sua marca e podem ou não ter feito uma compra. 

Como uma ferramenta de funil intermediário, os boletins informativos direcionam o tráfego de volta para sua ferramenta de marketing número 1: seu website.

Se sua meta é converter mais visitantes do site em clientes pagantes, a newsletter deve ajudar os leitores a chegar às páginas de destino de conversão. 

Por exemplo, se você projetou seu boletim informativo como um resumo de todos os seus melhores blogs, o fluxo de cliques do leitor seria mais ou menos assim:

  1. Abertura seu boletim informativo.
  2. Clique em um link para um blog.
  3. O leitor clica em um CTA dentro do blog e vai para uma página de conversão.
  4. O assinante se converte em um cliente pagante ou visita outra página.

Lembre-se do funil de vendas sempre que criar o conteúdo do boletim informativo. Pergunte a si mesmo como o boletim informativo ajuda na jornada do comprador. 

Se o seu conteúdo está atraindo leitores ao seu site, você ganhou metade da batalha. A partir daí, sua estratégia de marketing de conteúdo pode assumir o controle e manter as coisas em movimento.

7. Acompanhando o desempenho da newsletter

Medir suas campanhas de newsletter o ajudará a fazer ajustes que maximizam seu ROI. 

Segue abaixo o que você deve rastrear:

  • Taxa de rejeição: a porcentagem de e-mails que não chegam à caixa de entrada do leitor. Uma alta taxa de rejeição pode fazer com que sua conta seja sinalizada como spam.
  • Taxa de entrega: O oposto da taxa de rejeição, esta é a porcentagem de e-mails que são entregues com sucesso nas caixas de entrada dos seus leitores.
  • Crescimento da lista: a taxa de novos assinantes, menos os cancelamentos e as contas de e-mail mortas. O crescimento da lista pode se traduzir em crescimento do negócio.
  • Taxa de abertura: a proporção de e-mails que são abertos. Esta métrica indica quão bem as linhas de assunto foram escritas e quais tópicos são de maior interesse para seus assinantes.
  • Taxa de cliques: a porcentagem de leitores que clicam do boletim informativo para o seu site. Essa métrica é muito importante para suas metas de vendas.

8. Ideias para boletins informativos

Um boletim informativo pode inicialmente parecer uma grande obrigação, e você pode se preocupar em ficar sem conteúdo de qualidade para entregar todos os meses. No entanto, uma vez que o trem da ideia começa a circular, fica mais fácil manter o ímpeto. 

Abaixo seguem algumas coisas a considerar:

  • Resumos de blogs: compartilhe seus artigos de melhor desempenho do mês com uma prévia de cada artigo.
  • Notícias do setor: reúna notícias relevantes da web para compartilhar com seu público.
  • Histórias de clientes: incentive os leitores a compartilhar suas histórias e testemunhos para serem apresentados em seu boletim informativo. Você também pode incluir estudos de caso mais formais.
  • Promoções: ofereça descontos e ofertas exclusivas para seus assinantes antes que as promoções se tornem públicas.

Comece a criar uma newsletter incrível hoje

Os boletins informativos são uma ferramenta essencial para converter novos leads em clientes pagantes. Ao enviar conteúdo direcionado e valioso ao seu público-alvo, você pode ganhar a confiança deles e fazer com que eles voltem ao seu site.

Os redatores de conteúdo especializados desenvolvem conteúdo de boletim informativo de alta qualidade com base nas personas dos assinantes, informações demográficas e profundo conhecimento da jornada do comprador. 

Você pode criar você mesmo o seu conteúdo, ou buscar por profissionais especilizados no mercado.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil que você esteja sempre conosco.