O que é newsletter

Uma newsletter regular pode aumentar o envolvimento do seu público, ajudá-lo a reter clientes e fornecer oportunidades de vendas cruzadas. Também pode fornecer informações sobre o que seus clientes desejam e permitir que você construa relacionamentos com clientes em potencial para que eles não se esqueçam de você antes de comprarem seu produto ou serviço.

Como criar a newsletter perfeita? Isso depende muito do seu público-alvo, mas existem algumas dicas básicas que são verdadeiras para todos.

Facilite a leitura e absorção

Em 2020, mais de 200 bilhões de emails foram enviados e recebidos em todo o mundo todos os dias. Alguns membros do seu público-alvo podem sentir que uma parte significativa desses e-mails está em suas caixas de entrada. As pessoas provavelmente não vão querer perder muito tempo lendo blocos de texto detalhados em seus e-mails.

Divida a newsletter em seções com manchetes e imagens para criar um produto que seja fácil de digitalizar e não oculte os pontos principais.

Se você acha que seus assinantes podem querer ver parte de seu conteúdo longo, você pode simplesmente incluir a primeira parte de sua postagem no boletim informativo e incluir um link que leva ao resto. Alternativamente, você pode distribuir um artigo longo em mais de um boletim informativo.

Use imagens

Como diz o velho clichê, uma imagem vale mais que mil palavras. E como o assinante médio de um boletim informativo gasta menos de um minuto lendo um boletim informativo, você deseja ter certeza de que ele receberá o máximo de informações possível durante esse tempo.

Não use apenas imagens estáticas, mas também videoclipes, gráficos e infográficos. No entanto, tome cuidado para não sobrecarregar sua newsletter com artigos que demoram muito para carregar quando os consumidores abrem seu e-mail. Ninguém quer olhar para um monte de caixas brancas vazias.

Utilize variedade de conteúdo

Como acontece com qualquer tipo de marketing de conteúdo, um boletim informativo é uma oportunidade de tirar todas as ferramentas de sua caixa de guloseimas de criação de conteúdo. 

Aqui estão algumas coisas que você pode escolher incluir em seus boletins informativos:

  • Histórias de sucesso. O que sua empresa tem conquistado ultimamente? Deixe seus clientes saberem quando você atingiu suas metas ou quando um de seus funcionários foi além no atendimento aos consumidores.
  • Pesquisas. Convide seus assinantes para participar de uma pesquisa significativa. Mais tarde, compartilhe os resultados dessa pesquisa. Isso ajudará você a se conectar com seus clientes e torná-los mais engajados.
  • Recapitulações do blog. Seus assinantes leais podem não ter tempo para acompanhar seu blog, então você pode destacar postagens importantes do passado recente.
  • Dicas e procedimentos. Inclua conselhos úteis sobre como obter o máximo de seus produtos ou dicas sazonais relacionadas ao que sua empresa faz.

Inclua textos chamativos

Tente incluir um apelo à ação em cada um dos conteúdos da sua newsletter. Você não quer parecer intrusivo, mas quer tornar mais fácil para seus assinantes encontrarem o link para seu site, esteja você tentando fazer com que eles comprem imediatamente ou aprendendo mais sobre seus produtos e serviços.

Você pode incluir um link somente de texto em seu site, mas incluir um botão destacado provavelmente aumentará sua taxa de conversão. Sua taxa de cliques pode aumentar em até 28%. Um botão é mais eficaz do que um link de texto porque é maior, tem cores atraentes e elementos de design atraentes.

Seja breve, objetivo e regular

Tornar as newsletters muito longas é um dos erros mais comuns de boletins informativos . Não sobrecarregue seus assinantes com um boletim informativo que parece não ter fim. Uma regra geral é que se o sua newsletter tiver mais de 500 palavras, o que equivale a cerca de uma página impressa, ele é muito longa.

Como seus boletins informativos devem ser curtos, isso significa que você deve enviá-los com mais frequência? Experimente ver como seus clientes respondem a diferentes frequências. 

Algumas empresas enviam um boletim informativo diário, mas isso exige muito trabalho para garantir que entreguem continuamente conteúdo de alta qualidade. Muitas empresas acham que um boletim informativo semanal é eficaz.

Você pode dar a seus assinantes a opção de escolher a frequência com que desejam receber seus e-mails. Eles podem querer assinar atualizações diárias breves, um resumo semanal ou um boletim informativo mensal mais detalhado.

Newsletter

Não confunda sua newsletter com um anúncio

Embora seja verdade que você deve incluir frases de chamariz em seu boletim informativo, não deve ser tudo sobre vendas. O boletim informativo deve conter informações úteis.

Para evitar criar a impressão de que você deseja sangrar até a morte de seus assinantes, certifique-se de incluir notícias do setor que não estejam diretamente relacionadas ao seu negócio. Isso irá provar sua experiência e ajudá-lo a construir a confiança de seus assinantes.

Segmentos seus boletins informativos

Uma newsletter não é uma solução abrangente que agrada a todos os seus clientes. Por exemplo, uma empresa de roupas pode perder a atenção se enviar um boletim informativo de moda feminina se a empresa também vender roupas masculinas e alguns dos assinantes do boletim informativo forem homens.

A segmentação é uma das estratégias mais negligenciadas. O marketing por e-mail pode dar a você uma vantagem tirando proveito dela.

Comece concentrando-se em uma ou duas variáveis-chave em seu mercado-alvo. Pode ser sexo, localização ou idade. Você também pode personalizar seu boletim informativo para pessoas que não abrem seus e-mails há algum tempo; para eles, talvez você precise se concentrar mais na criação de uma linha de assunto atraente.

Inspire-se

Quando você assinou boletins informativos no passado, o que funcionou? O que não foi? Dedique algum tempo para navegar em sua própria caixa de entrada e analisar boletins informativos. Você pode observar coisas como a organização do conteúdo, os esquemas de design, as chamadas para ação e muito mais. Sua equipe de design pode tomar essas notas e usá-las para melhorar seu próprio boletim informativo.

Criar a newsletter perfeita para o seu negócio é uma questão de conhecer o seu mercado-alvo e escolher um conteúdo atraente. 

Seguindo as dicas acima, você pode levar a newsletter da sua empresa para o próximo nível.

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