Marketing Blog

A produção de conteúdo para a internet vem evoluindo rapidamente, hoje em dia, é importante se informar sobre o marketing e as estratégias para otimizar o blog corporativo.

Afinal de contas, produzir posts para o meio virtual é diferente de escrever um release para jornais ou uma matéria patrocinada para revistas.

Quando falamos em conteúdo para blogs, estamos falando em conteúdo que pode ser consumido rapidamente sem nenhum prejuízo na compreensão dele.

Isso porque o público acostumado a ler na internet é interrompido com muito mais facilidade. Esse é o primeiro ponto para começar a entender a otimização de blogs. 

Sendo assim, leia o texto a seguir a importância, os benefícios e as principais estratégias de marketing digital voltadas para a produção de conteúdo.

Conteúdo Blog

A otimização é importante: porquê?

O investimento em um blog traz identidade e valor à empresa, para que ele conquiste popularidade, é preciso trabalhar na otimização.

Portanto, a seguir, destacamos três pontos principais com relação à importância de otimizar seu blog, confira.

Melhorar o rankeamento

O rankeamento do seu site nos motores de busca é um dado vital para alcançar mais público.

Felizmente, os métodos que os buscadores usam para fazer esse rankeamento são conhecidos.

Essa métrica envolve aspectos como:

  • Performance do site;
  • Tempo de permanência de cada usuário;
  • Originalidade do conteúdo;
  • Qualidade da experiência.

Investir em cada uma dessas características é a garantia de que o rankeamento do seu blog será notável. E ele é o primeiro passo para as duas próximas vantagens.

Aumenta o tráfego

Quanto melhor o rankeamento, maior é o tráfego. Isso acontece porque a maioria das pessoas não passa da segunda página dos resultados da busca.

Sendo assim, os links que aparecem em primeiro lugar têm mais chances de serem acessados.

Um bom tráfego significa que sua marca está construindo um público fiel, o que se traduz em mais conversões. Detalhamos essa vantagem no tópico a seguir.

Gera mais conversões

Quem acessa seu blog, seja por meio de resultados de busca ou de campanhas de Instagram Ads, já está dentro do funil de vendas.

O progresso da jornada do lead pelo funil depende da qualidade do conteúdo e da navegabilidade do site.

Com um blog devidamente otimizado, as conversões vão aumentar.

Como redigir um conteúdo excelente?

No geral, a produção de conteúdo para a internet é baseada nas estratégias de SEO. A sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization (otimização para motores de busca).

Sendo assim, você vai saber como escrever bons conteúdos seguindo as estratégias de SEO em 3 passos.

Escolha bem o tema

Seu conteúdo precisa fazer jus à competência da empresa, ele deve ter qualidade e responder às necessidades do seu público.

Uma boa forma de identificar quais são os temas mais procurados é usar ferramentas como o Google Keyword Planner e o Semrush.

Defina o tema dos seus posts de acordo com as pesquisas mais populares. Use as palavras-chaves de maior densidade para aumentar a relevância do seu conteúdo.

Entretanto, tome cuidado, de nada adianta um texto cheio de palavras-chaves se o conteúdo não é aprofundado.

Produza conteúdos otimizados para SEO

Com o SEO, os textos mais acessados são aqueles que usam títulos e subtítulos, listas, links internos e externos, palavras-chave e sinônimos.

Os posts devem servir como guias para resolver algum problema ou ensinar sobre alguma ferramenta.

A divisão em títulos e subtítulos é importante para que o leitor saiba exatamente onde está a informação que ele procura.

Os parágrafos não devem ultrapassar as 4 linhas, lembre-se que a atenção de quem lê pela internet é menor.

Otimize o post

Terminada a redação é feita a revisão, é hora de otimizar os últimos pontos antes de publicar o material.

O título, o primeiro parágrafo e a URL devem conter a palavra-chave em foco.

Também adicione imagens, vídeos e áudios para dar uma experiência mais completa para o leitor.

Conclusão

Depois da publicação é hora de repercutir o conteúdo pela internet. Use estratégias de marketing digital para fazer isso, como as redes sociais e como anunciar no Google Ads.

Apostar no Facebook e no LinkedIn para fazer isso é interessante, já que essas redes permitem criar e participar de grupos específicos.

O público-alvo é o grande alvo de qualquer estratégia que envolva marketing de conteúdo. Manter contato com ele é o segredo para ter uma estratégia consistente.

Além disso, é preciso integrar estratégias. A produção de conteúdo é um dos braços de uma ação de marketing maior, que inclui saber como funciona o Facebook Ads e cuidar do atendimento ao cliente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *