mockup
Mockup 3D

Ao trabalhar com o público, muitas vezes, é mais importante a forma como você mostra o seu produto do que o produto em si. Isso porque, especialmente devido ao advento das redes sociais, que tornaram a nossa cultura cheia de imagens, tem muita gente que compra produtos pela beleza e pela forma como ele é vendido. Sendo assim, para atingir esses clientes, uma empresa pode adotar, por exemplo, o uso de mockup. Quer saber o que é isso e como ele pode alterar drasticamente o futuro da sua empresa? Confira abaixo!

O que é um mockup?

De forma simplificada, podemos definir um mockup como sendo uma “maquete virtual” de algum produto que você fez. Nesse contexto, para exemplificar, quando um arquiteto deseja uma casa no computador, ele cria uma maquete em 3D; já quando um desenvolvedor cria um site, quando um estilista cria uma roupa, quando um design cria um cartão de visita para uma identidade visual ou quando uma empresa cria uma nova embalagem para um produto, são usados mockups.

Já para explicar de forma mais aprofundada, podemos dizer que os mockups são a representação visual em 3D de um objeto. Sendo assim, com o uso dessa técnica, você pode mostrar para o seu cliente exatamente o que ele pode receber caso feche negócio com você, sem que você precise executar uma versão demo, por exemplo, o que vai te economizar tempo e dinheiro.

Por que um mockup faz a diferença em um projeto?

Imagine a seguinte situação: você é design gráfico e foi contratado pelo dono de uma pizzaria para fazer o projeto de identidade visual da loja dele, inclusive, do letreiro da fachada. Daí, você criou um projeto de identidade visual para ele, ou seja, você fez uma logo para ele e escolheu as cores. No entanto, na hora de executar o projeto, o cliente não entendeu direito as instruções e acabou fazendo de uma forma diferente da que você tinha pensado, pois, você só entregou o projeto em 2D.

Ainda, imagine que você trabalha com moda e criou uma camisa linda para o time da sua cidade, mas a representação gráfica do projeto não foi feita com um mockup, o que fez com que ela ficasse um pouco difícil de entender, pois eles não conseguiram enxergar o 3D dentro do 2D que você mandou. Assim, você acabou de perder um potencial cliente pelo fato de que não conseguiu se fazer entendido(a).  

Ainda, seria possível passar horas explicando a importância de fazer uma maquete virtual, especialmente se você deseja aumentar o faturamento da sua empresa. No entanto, podemos resumir essa importância com: um mockup pode chamar a atenção dos seus clientes em potenciais, portanto, usar eles atrai mais pessoas para fazerem negócios com você e facilita a apresentação do seu projeto para quem já contratou o seu serviço.

Mockup 3D

Qual é o objetivo de um mock up?

Em resumo, o objetivo de um mockup é fazer com que os clientes tenham uma ideia mais próxima o possível do que realmente vai ser o objeto depois que ele estiver pronto. Para isso, são usadas técnicas de representação 3D feitas através de softwares como o Adobe Photoshop e nas quais serão colocadas, inclusive, as falhas e os detalhes mais específicos que o projeto possui.

Onde o mock up é utilizado?

Um projeto de mockup pode ser utilizado para representar praticamente tudo, pois ele é uma técnica de representação 3D de objetos e projetos. Sendo assim, dá para fazer mug mockup (que o mockup de canecas), mockup de sites (que podem ser representados para que você tenha uma ideia de como ele vai ficar se aberto em PC e se aberto no celular ou tablet), de camisas e diversos tipos de vestimentas, de embalagens de produtos, de embalagens de bebidas, de embalagens para transporte, na representação visual do cliente, além de diversas outras coisas.

Quais são as principais diferenças entre o mockup e o wireframe?

Desde o início do design, seja ele gráfico, de produto, de site, de embalagem ou até mesmo de roupa, os profissionais da área buscam ferramentas e técnicas para melhorar a representação gráfica e uma delas é a wireframe, que é uma espécie de “layout” de estudo do projeto, ou seja, o wireframe mostra apenas o “esqueleto”, o “esquema”, a “ideia por trás”, ás vezes até mesmo de uma forma conceitual, não sendo considerado a versão acabada do projeto. Já o mockup, ele é uma maquete do projeto e mostra a versão acabada e pronta para aprovação.

5 motivos da importância de usar Mockup na empresa

  1. Você pode testar se o seu projeto tem viabilidade antes de executá-lo: atire a primeira pedra quem nunca fez um projeto diferente e, na hora da execução, acabou percebendo que não saiu do jeito que você esperava por diversos motivos. Nesse caso, o uso de um mockup para testar a viabilidade do projeto poderia ter sido de bastante utilidade, pois você poderia ver com antecedência como o projeto ficaria depois de executado.

Além disso, com o mockup, dá para ver o projeto como um todo e não apenas uma parte isolada. Por exemplo, você desenhou o projeto para a camisa de um time da sua cidade e achou a estampa muito bonita. No entanto, na hora de fazer o mockup, viu que o corte na lateral da camisa faz com que a estampa fique estranha. Dessa maneira, antes mesmo de executar ou de mostrar ao cliente, você pode consertar esse defeito.

  1. Você pode atrair mais clientes para a sua loja: que o ser humano é um comprador compulsivo e que ele gosta de comprar coisas que enchem os olhos, isso os designers e especialistas de marketing já descobriram faz tempo. Nesse contexto, o Mockup pode servir como uma excelente estratégia para a divulgação do seu produto, pois, além de demonstrar profissionalismo, tendo em vista que a qualidade das imagens de mockup são muito boas, você ainda consegue encher os olhos até mesmo dos seus clientes mais exigentes, pois essa é uma experiência de compra única e personalizada que pouca gente tem hoje em dia.
  2. A identidade visual da sua loja fica padronizada, tendo em vista que você pode adicionar todos os produtos com o plano de fundo que escolher, com o mesmo estilo de imagem, além de diversas outras coisas que ficam mais difíceis com foto;
  3. Você pode mostrar para o cliente exatamente como o projeto vai ficar e isso diminui – e muito – as chances de ele ficar insatisfeito com o produto na hora que ele estiver pronto;
  4. Você pode economizar, pois não precisará mais fazer produtos de amostra para mostrar aos seus clientes como vai ficar, basta mostrar a maquete 3D;

Como fazer um mockup?

Depois de se convencer da importância de ter mockup na sua empresa, você deve estar se perguntando como fazer um. Nesse contexto, atualmente, existem diversas empresas que prestam esse serviço e um exemplo delas é a Maker Mockup – Mockups Incríveis, que oferece mockups de diversos tipos, por exemplo, dá para fazer o seu mug mockup, maquete do seu site e diversas outras coisas, tudo isso com um preço acessível e de maneira bastante rápida e cômoda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *